A Mitsubishi lançou a nova Triton no mercado brasileiro. A sexta geração da picape é inteiramente nova em relação ao modelo anterior. Até o nome é diferente, já que o modelo agora se chama apenas “Triton” – sem o tradicional “L200”.
A picape média será vendida em seis versões: GL com câmbio manual, GL com transmissão automática, GLS, HPE, HPE-S e a inédita topo de linha Katana. Este nome, inclusive, é exclusivo para o Brasil.
Todas as configurações usam o inédito motor 2.4 biturbo movido a diesel, que rende 205 cv e 47,9 kgfm de torque máximo. São 15 cv e 4 kgfm a mais do que a L200 Triton anterior, que permanecerá em linha como uma opção mais acessível para os fãs das picapes da Mitsubishi.
Veja versões e preços da nova Triton:
Mitsubishi Triton GL MT: R$ 249.990
Mitsubishi Triton GL AT: R$ 259.990
Mitsubishi Triton GLS: R$ 265.990
Mitsubishi Triton HPE: R$ 284.990
Mitsubishi Triton HPE-S: R$ 314.990
Mitsubishi Triton Katana: R$ 329.990
Design rompe com os padrões da antiga L200
Quem se acostumou com o estilo arrojado da L200 Triton pode estranhar o design da nova Triton. Agora as linhas são bem mais retas e robustas. O conjunto óptico é dividido em duas partes, com a seção superior dedicada às luzes de iluminação diurna em LED e a parte inferior para os faróis em LED e faróis de neblina.
A grade frontal é reta e tem acabamento em preto ou cromado dependendo da versão. As molduras das caixas de roda também perderam o formato arredondado e combinam com o restante da carroceria.
Atrás, as lanternas tem um discreto prolongamento na base e elementos retangulares. Na nova Triton Katana, há santantonio e molduras nas laterais da caçamba. A tampa traseira é leve e fácil de ser manuseada, mas não tem o sistema de amortecimento – disponível como um acessório original de fábrica.
Comparando com a antecessora, a nova Triton ficou 20 mm mais longa, 20 mm mais alta, 50 mm mais larga e tem 130 mm a mais de distância entre eixos.
Interior da nova Triton evolui
Houve uma evolução perceptível também do lado de dentro da nova Triton. Os materiais são de qualidade superior aos empregados na antiga picape, com plásticos mais macios e superfícies emborrachadas em todos os pontos de contato.
Embora tenha melhorado consideravelmente, a picape ainda está um degrau abaixo de algumas concorrentes – leia-se as novas Ford Ranger e Chevrolet S10. O painel de instrumentos mantém os mostradores analógicos ao lado de uma tela de 7 polegadas que serve ao computador de bordo, enquanto a tela da central multimídia tem 8 polegadas.
Pacote de itens de série da nova Triton agrada
Todas as versões da nova Triton são equipadas com itens como 7 airbags, central multimídia com tela de 8 polegadas, painel com tela de 7 polegadas, piloto automático com limitador de velocidade, assistente de partida em rampas, sensor de pressão dos pneus, faróis de neblina, lanternas em LED, sensor de chuva, acendimento automático dos faróis e tração nas quatro rodas com reduzida.
A nova Triton tem um bom pacote de assistências à condução, sendo que a maioria dos itens está disponível já a partir da versão HPE-S. Dependendo da configuração, ela vem com alerta de colisão frontal, frenagem autônoma de emergência, assistente de permanência em faixa de rolamento, sensor de pontos cegos e alerta de tráfego cruzado traseiro.
Agora há recursos inexistentes até então, como o sistema de vetorização de torque, que freia as rodas internas caso identifique uma situação de perigo ao entrar em uma curva.